Sistema Linfático

5_-_AnatLinf1.jpg
lymphadema-1.jpg.jpg.png

                SISTEMA LINFÁTICO – O que é e para que serve?


O Sistema Linfático faz parte do sistema circulatório e assim como o sistema venoso, absorve e transporta líquidos e toxinas produzidos no interstício. No entanto, diferentemente do sistema venoso, sua competência é de transportar grandes moléculas.

Os linfáticos iniciais (pequenas estruturas, onde se inicia realmente a Drenagem Linfática Fisiológica), formam uma complexa rede, sendo de extrema importância para a manutenção do equilíbrio circulatório.

Os outros componentes do sistema linfático são os vasos linfáticos e linfonodos, que complementam a drenagem.

Os linfonodos, ou nódulos linfáticos, agrupados principalmente em algumas regiões do corpo, como virilha, axila e no pescoço, desempenham um papel importante na defesa e na imunologia do organismo. Os linfonodos funcionam como filtros, que vão identificar e tentar combater os agentes agressores, como infecções, vírus e células cancerígenas.

A linfa é o líquido transportado pelo sistema linfático. Rica em proteínas e linfócitos, ela é de vital importância na função imunológica do organismo. Quando na ocorrência de uma agressão, como infecções, câncer, etc, a linfa tem seu fluxo aumentado, podendo ter consequências como o edema e linfedema.