Fisioterapia nos pacientes com câncer







Sim, à primeira vista parece estranho pensar na fisioterapia auxiliando na recuperação de pacientes de câncer. No entanto, inúmeros estudos mostram o benefício do tratamento fisioterapêutico nesses pacientes, seja na preparação para a cirurgia, seja no pós cirúrgico, ou mesmo na radioterapia, hormonioterapia e quimioterapia.

O Câncer é hoje uma das patologias que mais acometem o ser humano, perdendo o primeiro lugar somente para as doenças cardiovasculares. E por isso a necessidade de profissionais fisioterapeutas com formação nessa especialidade - câncer. É sempre importante saber se o profissional que vai tratar o paciente com câncer tem formação e treinamento nessa área específica, pois ela é muito diferente da fisioterapia ortopédica ou neurológica, por exemplo.


A intervenção da fisioterapia em câncer se dá desde a preparação do paciente no pré cirúrgico, como nos pacientes com tumores de cabeça e pescoço, no pós cirúrgico, para minimizar as complicações e evitar as possíveis sequelas e até durante o tratamento de radioterapia e quimioterapia, na prevenção de outras complicações desses tratamentos.


As cirurgias podem levar momentaneamente a dificuldades de movimentação que, com a intervenção precoce da fisioterapia traz enormes benefícios na recuperação do paciente, além de ajudar no alívio da dor. Dependendo da região acometida e do tipo de cirurgia, essa intervenção pode ser iniciada já no pós operatório precoce. Outra possível complicação da cirurgia é a dificuldade respiratória, nas cirurgias de tumores abdominais, por exemplo, onde a fisioterapia respiratória é de vital importância, mas o fisioterapeuta deve ter conhecimento das particularidades do câncer.


Outras complicações e/ou sequelas do tratamento oncológico, como a incontinência fecal e urinária masculina (nos tumores de próstata) e feminina (nos tumores ginecológicos) também tem na fisioterapia uma importante ferramenta para a recuperação da função da bexiga, reto, músculos do assoalho pélvico, dentre outras.